Notícias
ENCCEJA
Encceja PPL começa nesta terça-feira (18)
Mais de 132 mil inscritos são esperados para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022, na próxima semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal – nessas datas, também ocorre a reaplicação do Encceja regular.
Dos inscritos, 78.916 (59,8%) buscam o certificado do ensino fundamental e 53.155 (40,2,%), do médio. A maioria (70,4%) não declarou raça ou cor – 92.974, ao todo. Em relação à idade, a maior parte dos participantes tem entre 21 e 30 anos (45,2%). A faixa etária de 31 a 45 anos representa 39% dos inscritos, seguida pelos grupos dos que possuem de 46 a 60 anos (7,3%), e 18 a 20 anos (5,8%). Menores de 18 são 1,7%, e maiores de 60 correspondem a 1%.
Encceja – A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, possibilita a retomada da trajetória escolar dos participantes. No caso do Encceja PPL, o nível de dificuldade é o mesmo do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Com isso, estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Entre outras finalidades, o exame também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Operação PPL – Na última semana, o Inep realizou, na sua sede, em Brasília, o encontro técnico sobre as aplicações dos exames em unidades prisionais e socioeducativas. Além do Encceja, o Instituto coordena o Exame Nacional do Ensino Médio PPL, cujas inscrições foram abertas na última segunda-feira, 10 de outubro (a aplicação será em janeiro de 2023).
A reunião ocorre, tradicionalmente, para alinhamentos operacionais que dizem respeito desde a inscrição e ensalamento dos participantes até a aplicação das provas em si. Participaram o Presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno; o Diretor de Gestão e Planejamento do Instituto, Jôfran Lima Roseno; a Coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Giselle da Silva Cyrillo; e o Coordenador de Educação, Esporte e Cultura do Depen, Carlos Rodrigo Martins Dias.
Também estiveram presentes técnicos do Inep que desempenham atividades relacionadas às aplicações, representantes estaduais das unidades prisionais e socioeducativas, bem como das empresas aplicadoras.
Acesse o edital do Encceja PPL 2022
Assessoria de Comunicação Social do Inep