Notícias
Encceja
Domingo, quase 3 milhões de pessoas devem fazer o Encceja 2019
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 serão aplicadas neste domingo, 25 de agosto, em 611 municípios brasileiros, incluindo 19 cidades que irão aplicar o exame pela primeira vez. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou um recorde de inscrições: 2.973.375 participantes. Do total de inscritos, 641.576 buscam o certificado do ensino fundamental, e os outros 2.331.799 tentam a certificação do ensino médio.
Caderno de provas - A novidade para todos os participantes desta edição é que o caderno de provas terá um espaço para anotar as respostas. Com isso, as pessoas que prestam o exame poderão conferir o gabarito mais tarde. É possível levar alimento para a sala de provas, mas é obrigatório permitir que os fiscais revistem o lanche. O Inep recomenda que o participante consulte o Cartão de Confirmação da Inscrição com antecedência no sistema Encceja na internet, e leve o cartão impresso para o exame para facilitar a identificação e localização para fazer a prova, mas não é obrigatório. Para fazer as provas, as pessoas inscritas devem levar caneta esferográfica com tinta preta, fabricada em material transparente.
Documentos - Os participantes só poderão entrar no local de aplicação portando documento original oficial com foto: Cédula de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e Passaporte são alguns dos documentos válidos para a identificação do participante, listados no edital. Cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas. Quem não puder levar a identificação porque perdeu, foi furtado ou roubado deve apresentar um Boletim de Ocorrência, que deve ser expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias anteriores à aplicação do exame. O participante que apresentar documento original com foto danificado ou ilegível poderá prestar o Encceja, desde que se submeta à identificação por biometria, informações pessoais e assinatura em formulário apresentado pelo aplicador.
Horários - As provas serão aplicadas no turno da manhã, das 9h às 13h; e no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os portões serão abertos com uma hora de antecedência e fechados 15 minutos antes do início da aplicação. Em cada nível de ensino, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Pela manhã, serão aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio. À tarde, os participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação, para o ensino fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio.
Encceja - Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada, o Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. Para tentar a certificação de conclusão do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até a data de aplicação do exame e, para a do ensino médio, 18 anos.
Mais informações sobre o Encceja
Assessoria de Comunicação Social