Notícias
Notícias Encceja
Divulgados os gabaritos oficiais
Divulgados os gabaritos oficiais
Foram divulgados nesta quinta-feira, dia 18, os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja 2008, realizado no último final de semana. São dois os gabaritos: dos ensinos fundamental e médio, cada um destes com quatro áreas de avaliação. Conforme a diretoria de avaliação da educação básica do Inep, deve-se ressaltar que a nota do candidato não é dada pelo número de acertos, mas sim obtida por uma metodologia que dá pesos maiores às questões mais difíceis, e cujas notas estarão entre 60 e 180.
Isso acontece porque o Encceja é estruturado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), sendo assim, as notas não seguem o padrão tradicional em que o número de acertos corresponde à nota final.
"A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que procuram representar a probabilidade de um indivíduo dar uma resposta certa a um item (questão) com função dos parâmetros do item e da habilidade (ou habilidades) do indivíduo. Essa relação é sempre expressa de tal forma que quanto maior a habilidade, maior a probabilidade de acerto no item", explicou a diretoria.
Por meio da metodologia adotada pelo Encceja, os resultados são estruturados numa escala de proeficiência que, nesta edição, variou de 60 a 180. O nível 100 dessa escala foi tecnicamente sugerido às redes de ensino como ponto indicativo de que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.
As médias finais obtidas pelos participantes em cada uma das áreas avaliadas nos ensinos fundamental e médio serão divulgadas a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009. Na ocasião, os resultados serão disponibilizados na página eletrônica do Inep, por meio de sistema de consulta. Para ter acesso a estas informações, o participante deverá utilizar o seu número de inscrição. Além disso, quem prestou o exame receberá, pelos Correios, o Boletim Individual de Desempenho no endereço indicado no ato de inscrição.
Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos, cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas em 2.300 unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros.
Certificação – As certificações serão feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderiram ao exame. Elas são responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com total autonomia para realizar as certificações. Cabe lembrar que o participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.
Assessoria de Imprensa do Inep