Notícias
ENCCEJA
Disponível resultado do recurso de atendimento especializado
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 19 de junho, os resultados dos recursos relativos a atendimento especializado e tratamento pelo nome social no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Os participantes podem conferir se os pedidos de tempo adicional e calculadora foram aceitos, haja vista que os demais recursos de acessibilidade são automaticamente aprovados para todos, na Página do Participante. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto.
O Inep oferece atendimento especializado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e/ou discalculia. Ainda contam com atendimento especial gestantes, lactantes, idosos e/ou pessoas com outra condição específica.
A Autarquia também oferece a opção de tratamento pelo nome social para a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti, transgênero ou transexual).
Novidades – O Encceja 2023 contará com algumas novidades, como a inclusão de Cartão-Resposta ampliado para quem tem deficiência visual e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
Encceja – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Assessoria de Comunicação Social do Inep