Notícias
ENCCEJA
Certificados do Encceja Exterior 2022 são entregues ao MRE
Nesta segunda-feira, 18 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a entrega dos certificados e declarações de proficiência referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2022 ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). Agora, os documentos serão encaminhados aos Consulados dos países de realização do exame.
Os participantes devem solicitar os seus documentos de certificação, aproveitamento e declaração nas Embaixadas ou Consulados-Gerais do Brasil nos países onde realizaram as provas. O exame, realizado em parceria com o MRE, foi aplicado em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname.
Certificação - Para os inscritos que realizaram a prova do ensino fundamental, os documentos impressos foram emitidos pelo Colégio Pedro II e entregues ao MRE, que encaminhará os certificados para os consulados nos países de realização da prova.
Já para os inscritos que realizaram a prova do ensino médio, a instituição certificadora é o Instituto Federal Fluminense (IFF), que emitiu a declaração parcial de proficiência e o certificado de conclusão de forma eletrônica.
Encceja – A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As provas obedecem aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação para os níveis educacionais, avaliando competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Assessoria de Comunicação Social do Inep