Notícias
Encceja
Aplicação das provas do turno matutino do Encceja 2018 termina sem ocorrências
As provas do turno da manhã do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 já terminaram em todo o Brasil. Das 9h às 13h, os participantes responderam questões sobre Ciências Naturais e Matemática, para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. A aplicação transcorreu sem ocorrências.
Para atender uma determinação judicial, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) teve que incluir um participante na véspera do Exame. Dessa forma, a edição passou a ter 1.695.608 participantes inscritos, sendo 356.326 com o objetivo de conquistar o certificado do Ensino Fundamental; e 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio.
A maioria dos participantes é das regiões sudeste (37%) e sul (25%). As mulheres representam 52% dos inscritos e a faixa etária com maior número de participantes é a de 21 a 30 anos (39%) e de 31 a 59 anos (38%). O Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para tentar a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos até a data de aplicação do Exame e para o Ensino Médio, 18 anos.
Turno vespertino – Das 15h30 às 20h30 o Inep aplica as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Os portões são abertos com uma hora de antecedência e fechados quinze minutos antes da prova.
Os participantes que faltaram pela manhã ainda podem fazer as provas da tarde. Isso porque o Encceja permite a emissão de dois documentos: o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Ensino Médio; ou a Declaração Parcial de Proficiência. O participante que conseguir a nota mínima em uma área do conhecimento conquista a declaração parcial. Ter proficiência nas quatro áreas significa obter o Certificado.
Assessoria de Comunicação Social