Notícias
ENCCEJA
Abertos portões de acesso aos locais de prova do Encceja
Neste domingo, 28 de agosto, ocorre a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Os portões de acesso aos locais de prova do exame foram abertos às 8h (horário de Brasília) e serão fechados às 8h45. A aplicação das provas começa às 9h e ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde.
No período da manhã, os participantes realizarão provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental serão avaliados em ciências naturais e matemática, no primeiro turno. Para o ensino médio, serão verificados os conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. As provas terminam às 13h, para os participantes regulares, e às 14h, para quem adquiriu tempo adicional.
Documento de identificação — Para acessar a sala de provas, o participante precisa apresentar documento de identificação com foto válido, como Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018. A identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes e que, por lei, tenha validade como documento de identidade, também poderá ser utilizada para identificar o participante. O passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH, na forma da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997) também são válidos, assim como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997). Além disso, documentos de identificação digitais e-Título, CNH digital e RG digital serão aceitos, desde que apresentados diretamente do respectivo aplicativo. Dessa forma, a captura de tela do documento não será aceita.
O participante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto, no dia da aplicação, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do dia de aplicação do exame e se submeta à identificação especial, que consiste na coleta de informações pessoais.
Encceja – A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.