Notícias
Notícias Enade
Tranqüilidade marca aplicação do Enade 2008
Ocorreu em clima de tranqüilidade a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2008 em todo o País. O Inep/MEC não registrou nenhum incidente que comprometesse a prova nos 2.274 locais de aplicação, distribuídos por 1.065 municípios brasileiros. O Enade 2008 contou com a colaboração de cerca de 38 mil profissionais, entre coordenadores locais de prova e fiscais, nas mais de 18 mil salas onde os estudantes realizaram as provas.
O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, comemora a normalidade do Enade 2008 e lembra que o Exame é parte de um processo bem mais amplo, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). "O sucesso da prova contribui para fortalecer os demais componentes da avaliação", diz o presidente. A diretora de avaliação da educação superior do Inep/MEC, Iguatemy Lucena, também é otimista: "Só com a participação, com o diálogo franco entre as instituições, os estudantes e o próprio MEC poderemos avançar no aprimoramento do Enade e dos indicadores de avaliação que utilizam os seus resultados", destaca. "Paralelamente ao Enade, o Inep também está fortalecendo a avaliação institucional externa e a avaliação de cursos, de modo a assegurar o cumprimento de todas as dimensões que compõem a avaliação da educação superior definidas na Lei do Sinaes", conclui a diretora.
Do universo de 24.842 cursos de graduação aptos ao Enade 2008, de 2.367 Instituições de Ensino Superior, foram avaliados estudantes das seguintes áreas: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
As provas tiveram dez questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área, elaboradas conforme as diretrizes curriculares nacionais desses cursos. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
A equipe do Inep/MEC trabalha para sistematizar os resultados enviados pelas empresas responsáveis pela aplicação e disponibilizar provas e gabaritos ainda hoje na página do Instituto. A partir de amanhã, 10 de novembro, será disponibilizado balanço preliminar de participação.
Assessoria de Imprensa do Inep