Notícias
Notícias Enade
Publicadas as diretrizes para o Enade
O Exame, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), terá duração de quatro horas e será realizado no dia 7 de novembro por estudantes dos cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. A partir do dia 16 de agosto as instituições já poderão começar a inscrever os alunos do primeiro e do último ano que estão aptos a participar do Exame.
As provas serão constituídas por 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
O componente geral da prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses, estabelecer relações, entre outras.
O componente específico avaliará as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão. Para cada uma das áreas avaliadas, o Inep publicou uma portaria que detalha os conteúdos que servirão de base para a elaboração das provas. A partir dessas diretrizes, bancas de especialistas elaborarão as provas a serem aplicadas no dia do Exame. As portarias podem ser acessadas no endereço www.inep.gov.br.
Assessoria de Comunicação do Inep