Notícias
Educação superior
Prazo para manifestação sobre a classificação de cursos termina nesta quarta-feira, 31 de outubro
O prazo para manifestação sobre a revisão e a atualização da classificação dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica termina nesta quarta-feira, 31 de outubro, e deve ser feita pelo Procurador Educacional Institucional da IES em conjunto com os Coordenadores de Cursos, por meio do Sistema Enade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou dois documentos para guiar o processo: o Manual Preliminar para a Classificação dos Cursos – Cine Brasil 2018 e o Manifestação Passo a Passo.
A análise da classificação é extremamente importante para a realização de estudos e publicações compatíveis com parâmetros internacionais. A classificação será utilizada para a disseminação das estatísticas da educação superior, para a definição dos cursos a serem avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para a designação da comissão de avaliação in loco dos cursos de graduação e servirá como referência de classificação dos cursos por meio do Sistema e-MEC. Também permitirá comparações de estatísticas educacionais entre países por parte de organizações internacionais.
Cine Brasil – A Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil) é uma adaptação do Inep a partir da International Standard Classification of Education (Isced), da Unesco, e visa oferecer dados estatísticos educacionais que possibilitem a realização de estudos e publicações comparáveis internacionalmente. A Cine Brasil 2018, atualização da Cine Brasil 2000, compreende onze áreas gerais de formação que tomam como base as áreas de conhecimento: Programas básicos; Educação; Artes e humanidades; Ciências sociais, jornalismo e informação; Negócios, administração e direito; Ciências naturais, matemática e estatística; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Engenharia, produção e construção; Agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; Saúde e bem-estar; e Serviços. A proposta da nova classificação foi desenvolvida pelo Inep, por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), em parceria com a Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES), com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Dúvidas podem ser tratadas pelo e-mail classifica.curso@inep.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-3118 / 3128 / 3130
Assessoria de Comunicação Social