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Enade
Prazo de recurso para atendimentos termina hoje (23/9)
O estudante concluinte habilitado para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 que teve o pedido de atendimento especializado e tratamento por nome social indeferido pode interpor recurso ao resultado até as 23h59 desta sexta-feira, 23 de setembro, pelo Sistema Enade. O resultado dos recursos será divulgado no dia 30 de setembro, pelo sistema do exame.
No momento do recurso, o participante deve enviar nova documentação comprobatória da condição que motiva o pedido. O documento deve apresentar nome completo do estudante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); além da assinatura e da identificação do profissional, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece atendimento especializado para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia, além de pessoas gestantes, lactantes, idosas e com outra condição específica.
Nome social — No caso de recurso para tratamento pelo nome social, o estudante deve anexar ao Sistema Enade foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Além disso, também é necessário enviar cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficial com foto válido, conforme previsto no edital do exame.
Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos instrumentos avaliativos previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.