Notícias
Enade
Portões fechados para a aplicação do Enade; provas terminam 17h30
Os portões dos locais de aplicação de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram fechados às 13h (horário de Brasília) deste domingo, 24 de novembro, em todas as unidades da Federação. Os estudantes terão quatro horas para resolver 40 questões. Os participantes começam a fazer as provas às 13h30, e não podem sair dos locais de aplicação antes de 14h30. O exame regular será encerrado às 17h30. Para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada, a prova terá início às 13h30 e término às 18h30. Todos os malotes foram entregues nos 1.217 locais de aplicação, dentro do cronograma.
Provas – A prova do Enade é composta por itens de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Em formação geral, são dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso. A de componente específico tem 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de caso.
Cursos – Na edição deste ano, 435 mil graduandos estão inscritos e mais de 9 mil cursos serão avaliados, nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.
Enade – O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e o Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.
Perfil do estudante – As mulheres são a maioria dos inscritos para as provas do Enade 2019. Elas representam 53% dos estudantes habilitados, 234 mil; os homens são 201 mil, no ano em que as engenharias, somadas, têm o maior número de participantes: 156 mil, 35% do total.
Leia outras informações sobre o Enade
Assessoria de Comunicação Social