Notícias
Notícias
Pedido de dispensa do Enade deve ser feito até sexta-feira
Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para pedidos de dispensa dos estudantes habilitados que não participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. O pedido deve ser apresentado pelos coordenadores dos cursos das instituições de educação superior por meio do sistema on-line do Enade, disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.
Depois da aplicação da prova, em 23 de novembro do ano passado, os estudantes ausentes tiveram dez dias para pedir a dispensa da prova. As justificativas da ausência foram apresentadas às instituições em que estão matriculados. Cabe a elas analisar cada pedido.
Segundo a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 (§ 4º do art. 33-G), o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes, "de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção ‘estudante dispensado de realização do Enade por razão de ordem pessoal'." Aqueles que responderam ao Questionário do Estudante farão parte do Relatório de Regularidade, disponível para consulta no histórico do estudante.
Criado em 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.
O Enade de 2014 contou com 483.520 inscritos. O índice de abstenção foi de 17,9%. Mais informações sobre pedidos de dispensa do Enade na Portaria do Inep nº 584/2014, publicada no Diário Oficial da União de 4 de dezembro de 2014.
Ruane Santos