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Ministério da Educação inova na divulgação dos resultados do Enade 2005
A partir de hoje, estudantes, dirigentes das Instituições de Educação Superior e a sociedade em geral podem conhecer os resultados da última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2005. E, desta vez, o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inova ao também divulgar um conceito que indica o efeito dos cursos no nível de conhecimento de seus alunos.
Além das notas nas provas (formação geral e conteúdo específico), estão sendo divulgados, para cada um dos cursos de graduação que participou do Enade 2005, o conceito médio dos estudantes e o Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado (IDD). O IDD indica a diferença entre o desempenho médio observado dos concluintes e o estimado para eles caso os alunos que ingressaram nesse curso tivessem freqüentado um curso de qualidade média da mesma área.
O Enade 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharias (distribuídas em 8 grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Sul e Nordeste apresentam maiores percentuais de cursos com bom desempenho
Do total de cursos avaliados, 20% obtiveram conceito 1 e 2 (mais baixos); 53%, conceito 3 (médio); e 27%, 4 e 5 (mais altos). A região do Brasil que apresentou o maior percentual de conceitos altos foi a Sul, 29,9% praticamente empatada com o Nordeste, 29,8%, a seguir vem o Sudeste com 27,6%. Já no Norte e no Centro-oeste foram percebidos os maiores percentuais de conceitos baixos, 31,4% e 28,5%, respectivamente.
Os cursos das Instituições de Educação Superior (IES) públicas conquistaram maior proporção de conceitos altos do que as do setor privado. Dentre as Federais 56,3% obtiveram os conceitos mais altos, enquanto nas estaduais, 40,6%. Cabe ainda observar que as IES municipais têm a maior proporção de conceitos baixos (37,5%) seguidas das IES (23,3%).
Completa-se o primeiro ciclo do Enade
Este ano, com a aplicação do Enade 2006, no dia 12 de novembro, será completado o primeiro ciclo de avaliação de todas as áreas de conhecimento existentes em cursos de nível superior do país. Assim, após a conclusão das Avaliações Institucionais e dos Cursos de Graduação, promovidas pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), será possível traçar o retrato mais detalhado da história da Educação Superior brasileira.
Assessoria de Comunicação do Inep