Notícias
Notícias Enade
Instituições têm até o dia 20 para inscrever alunos irregulares no Enade
As instituições de ensino superior (IES) que possuem alunos em situação irregular no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) têm até o dia 20 de junho para inscreverem seus alunos no exame. A participação no Enade é obrigatória aos estudantes selecionados pelo Inep e os faltosos em anos anteriores podem regularizar a situação participando do Enade 2008. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).
Até o dia 26 de setembro será divulgada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a lista dos estudantes selecionados para o Enade 2008. Até o dia 20 de outubro, os estudantes saberão os locais onde serão aplicadas as provas.
Neste ano, os cursos avaliados serão os de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é a forma de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências.
O exame é feito por amostragem e a nota constará no histórico escolar do aluno ou, quando for o caso, a dispensa pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção dos estudantes é feita a partir da inscrição dos alunos na própria IES. Estão habilitados a fazer a prova estudantes concluintes, aqueles que estão no último ano e tiverem cumprido 80% da carga horária mínima até 1º de agosto de 2008, e ingressantes, aqueles estudantes que estão no primeiro ano e que, até 1º de agosto de 2008, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima.
Ficam dispensados os alunos que não foram selecionados pela amostragem do Inep ou aqueles que colarem grau até dia 31 de agosto.
Ciclo avaliativo
A aplicação do Enade em cada área é a cada três anos. Em 2004 e 2007, os cursos de Ciências Agrárias e Saúde foram avaliados. Em 2008, os cursos analisados serão os da área de Engenharias e Licenciaturas, que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005. Já em 2009, os cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas, que participaram do Exame em 2006, farão novamente o Enade.
Assessoria de Imprensa do Inep