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Instituições se reúnem em Brasília para discutir a avaliação da educação superior
Começou nesta semana, em Brasília, o ciclo de seminários regionais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade 2009, promovido pelo Inep. Mais de 200 coordenadores de curso e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) participaram da primeira atividade nesta segunda-feira, dia 18.
No encontro, a diretora de avaliação da educação superior (Daes), Iguatemy Maria de Lucena Martins, abordou o Enade dentro do contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Segundo ela, o desafio é consolidar uma cultura de avaliação na graduação que não seja algo punitivo às instituições, mas que sirva para prestigiar aquelas que oferecem educação de qualidade. "Devemos possuir padrões mínimos de qualidade, ter indicadores de diagnósticos, instrumentos e procedimentos para avaliar. Deste modo, conseguimos o resultado da qualidade", diz a diretora. Atualmente, o Inep avalia mais de 27 mil cursos de graduação em todo o País.
De acordo com Iguatemy, os seminários regionais são importantes para que os representantes das IES se envolvam efetivamente com o processo de avaliação que está sendo conduzido pelo Inep. Iguatemy disse que o Enade apresenta uma tendência de crescimento em termos de participação dos estudantes. "Em 2008, tivemos o maior índice de participação de alunos desde a primeira edição do exame, em 2004", mencionou.
Os aspectos legais do exame e indicadores de qualidade produzidos a partir de seus resultados também foram debatidos. O coordenador-geral do Enade, Webster Spiguel, destacou o Conceito Enade, o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que serve para mensurar o valor agregado do curso, ou seja, o efeito do curso de graduação sobre o aprendizado do aluno. O coordenador relatou, ainda, a importância dos principais relatórios que são produzidos a cada edição do exame. São eles, os relatórios de IES, de curso, de síntese de área e o boletim de desempenho do estudante. "Todos possuem um foco diferente, mas reúnem informações muito valiosas sobre a participação da instituição, dos seus cursos e de seus alunos", aponta Webster.
À tarde, também foram trabalhados os aspectos operacionais do Enade 2009, como organização do exame, responsabilidades e atribuições do Inep e das IES, além dos procedimentos para as inscrições dos alunos.
O evento foi o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão até junho deste ano, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. O Inep espera reunir 2.320 instituições com registro de curso nas seguintes áreas que serão avaliadas em 2009 pelo Enade. São elas: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os cursos superiores de tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Assessoria de Imprensa do Inep