Notícias
Notícias Enade
Instituições já podem consultar lista de seus alunos selecionados para o Enade 2008
Está disponível para consulta das Instituições de Ensino Superior (IES) a lista com os alunos selecionados para o Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade 2008. Neste primeiro momento, somente as IES terão acesso à listagem, que pode ser consultada pelos coordenadores de cursos. A lista com os nomes estará disponível na Internet para a consulta a partir do dia 20 de outubro, data de divulgação dos locais de realização do exame. A senha para acesso dos coordenadores à lista será a mesma utilizada para o cadastro dos estudantes no exame.
Cabe à IES fazer a ampla divulgação dos nomes dos alunos selecionados pela amostra do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). No total, 824 mil estudantes foram inscritos ao exame. Desses, 722 mil estão em situação regular, ou seja, estão habilitados para fazer a prova. Os que se encontram em situação irregular de anos anteriores (101.892) devem fazer o Enade neste ano para que possam regularizar a situação. O Enade foi instituído pela Lei nº 10.861 (Lei do Sinaes) e é componente curricular dos cursos de graduação, portanto, imprescindível para que os alunos colem grau e obtenham diploma.
Do universo de alunos habilitados para o Enade 2008, 461 mil foram sorteados pelo sistema de amostragem do Inep para fazer a prova. Entre eles, 261 mil são ingressantes (entre 7% e 22% da carga horária concluída até 1º de agosto) e 200 mil são concluintes (alunos que até 1º de agosto tiverem 80% da grade curricular cumprida).
Os alunos que não foram selecionados, mas que fizerem a opção por realizar a prova, têm até o dia 3 de outubro para entrar em contato com o coordenador de curso de sua IES. Os voluntários são aqueles que estão habilitados a prestar o exame, foram inscritos, mas não foram selecionados. No caso de optarem pela participação, esses estudantes devem, obrigatoriamente, comparecer à prova no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).
O estudante que está matriculado em uma determinada localidade mas desenvolve atividades curriculares obrigatórias fora do município sede do curso tem até o dia 3 de outubro para informar a alteração da localidade. Cabe à IES comunicar ao Inep por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br. A alteração de município de prova terá como opções de municípios apenas aqueles onde o Inep tem previsão de aplicação da respectiva prova, após encerrado o processo de inscrição.
Os estudantes selecionados saberão os locais de prova até o dia 20 de outubro. Caso o estudante não receba em casa o cartão com o local, data e horário de prova, ele deve procurar sua IES ou acessar a página do Inep. E o aluno selecionado deve ficar atento: o não recebimento do cartão não indica que ele não fará a prova. Para realizar o Enade, basta levar consigo um documento de identidade com foto. Caso haja dúvidas, o aluno deve entrar em contato com o coordenador de curso.
Os cursos avaliados esse ano serão os de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Assessoria de Imprensa do MEC