Notícias
Notícias Enade
Está disponível conteúdo que será cobrado no Enade 2008
Começam a ser divulgadas as diretrizes de avaliação das áreas avaliadas este ano pelo Exame Nacional de Desempenho do Estudante, o Enade 2008. O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11, traz o conteúdo de formação geral e de conhecimentos específicos de 12 áreas que serão avaliadas este ano (Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Arquitetura e Urbanismo).
Os alunos habilitados a realizar o exame, ingressantes e concluintes, podem ter acesso ao conteúdo de suas áreas específicas e também ao que será cobrado na parte geral, comum a todos os cursos. A formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão que responder a 30 questões sobre a área de sua formação.
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o fim deste mês para inscrever seus alunos ingressantes e concluintes no Enade. Ingressantes são os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que até essa mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso ou então que estejam em condições de concluir o curso ainda em 2008.
Será divulgada no dia 26 de setembro a lista com os alunos selecionados para fazer a prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela seleção por amostragem dos alunos. Os alunos que não forem selecionados podem participar do Enade como voluntários. As IES devem informar a opção do aluno dispensado até o dia 3 de outubro.
O Exame será aplicado no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília) e terá duração de quatro horas.
Neste ano, serão avaliados os cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Assessoria de Imprensa do Inep