Notícias
Notícias Enade
Enade vai avaliar oito mil cursos em 2005
Exame terá a participação de, aproximadamente, 486 mil estudantes, sendo 280 mil ingressantes e 206 mil concluintes
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliará em 2005 os cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. A aplicação da prova foi transferida de 19 de junho para o dia 6 de novembro e ocorrerá em 1.011 municípios, para 8.163 cursos de 19 áreas. Terá a participação de, aproximadamente, 486 mil estudantes (280 mil ingressantes e 206 mil concluintes).
No ano passado, do total de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, 90,16% participaram do Enade, realizado dia 7 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). O Exame ocorreu em 644 locais de prova em 361 municípios. Do total de 155.654 inscritos, 95.766 são ingressantes e 59.888, concluintes. Também foram voluntários para fazer o Exame 918 estudantes. As áreas avaliadas pelo Enade em 2004 foram: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições. As provas tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Divulgação dos resultados
O resultado individual do estudante estará disponível na Internet em março. O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do Estado e da instituição. O Inep também produzirá um Relatório Geral com todos os resultados do desempenho de ingressantes e concluintes, por área do conhecimento, por instituição, por região, por dependência administrativa e outros, assim como um Resumo Técnico com análises específicas do significado destes resultados. O Resumo Técnico apresentará, além dos resultados do desempenho das áreas, uma análise dos resultados dos questionários respondidos pelos estudantes e coordenadores de cursos.
Assessoria de Comunicação do Inep