Notícias
Notícias Enade
Enade vai abranger 44% dos alunos
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deverá abranger 44% dos ingressantes e concluintes das 13 áreas do conhecimento de graduação que vão participar da primeira edição da prova criada pelo Ministério da Educação para ser um dos instrumentos de avaliação da educação superior. Ao todo, serão 156 mil alunos de 2.137 cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que tiverem concluído, até a data inicial do período de inscrição, de 7% a 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Do final do último ano, os alunos que tiverem concluído, pelo menos, 80% da carga horária mínima.
O Exame será aplicado no dia 7 de novembro a uma amostra representativa dos estudantes do final do primeiro e do último ano. Até o dia 16 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) enviará às instituições de educação superior as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento dos alunos habilitados a participar da prova. O prazo para a devolução da lista dos inscritos será 19 de setembro.
A relação dos alunos selecionados pelos procedimentos amostrais para participação no Exame será divulgada no dia 18 de outubro. Eles deverão fazer, obrigatoriamente, a prova para ter a sua participação registrada no histórico escolar.
O Enade é constituído de uma prova única para cada área, que permitirá a análise do valor agregado em relação às competências, habilidades, conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos. "Essa é a melhor maneira de ver a contribuição do curso na trajetória escolar do aluno e será um importante instrumento no processo de auto-avaliação da instituição de ensino", explica Dilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Inep.
O estudante terá quatro horas para fazer o Exame. Os resultados serão divulgados em uma escala de cinco níveis. Além da prova, o aluno deverá responder a um questionário socioeconômico.
Assessoria de Comunicação do Inep