Notícias
Notícias Enade
Enade será aplicado no domingo
Publicado em
22/11/2010 12h26
Atualizado em
31/10/2022 12h46
No dia 12 de novembro, domingo próximo, 488.883 estudantes universitários farão o Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Ao todo, serão avaliados estudantes de 1.619 instituições, ingressantes e concluintes dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
O Enade é componente curricular obrigatório a todos os cursos e a participação dos estudantes selecionados pelo Inep é condição indispensável para a colação de grau quando da conclusão da formação acadêmica.
Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o estudante tem motivos muito maiores para fazer o Enade: "esse é um instrumento importante para avaliarmos a qualidade do curso que está sendo oferecido", assegura, e explica ainda que "somente com um diagnóstico preciso da situação existente é possível sanar eventuais problemas".
Outro motivo para uma participação comprometida por parte do estudante é que um bom desempenho de sua instituição refletirá no peso de seu diploma quando ele for entrar no mercado. "Ser formado por uma instituição bem avaliada dá peso ao currículo do jovem profissional", enfatiza Fernandes.
Ele destaca ainda que o Exame não avalia o estudante, mas a instituição. O desempenho do estudante não aparece, por exemplo, no histórico escolar – e sua nota não pode ser divulgada. O desempenho é uma forma de quantificar a contribuição da escola no processo de aprendizagem do aluno, sobretudo, da diferença do desempenho entre ingressantes e concluintes de um mesmo curso, numa mesma instituição.
Mesmo não tendo como objetivo avaliar estudantes, o Ministério da Educação oferece, por meio da Capes, bolsa de estudo de mestrado ou doutorado para os concluintes que apresentarem melhor pontuação em cada área.
Sinaes - O Enade é um dos instrumentos de avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que foi criado com o "objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes", segundo o texto que o instituiu, a lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
Além do desempenho do estudante, a qualidade da educação que as instituições oferecem são avaliadas por meio da Avaliação Institucional e por meio da Avaliação de Cursos de Graduação.
A avaliação institucional compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Educação Superior (IES) em formulário eletrônico e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão.
Já a avaliação dos cursos de graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos. Apenas cursos reconhecidos podem emitir diplomas.
Além desses instrumentos, o Sinaes conta com informações fornecidas pelo Censo da Educação Superior e por seus diversos cadastros para ter um retrato o mais fiel possível da educação superior brasileira.
Assessoria de Comunicação do Inep