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Coordenadores de cursos participam de seminário sobre Enade
Coordenadores de cursos que terão concluintes avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2013 participam de seminários sobre o exame até esta quinta-feira, 6, em Brasília.
O objetivo dos seminários do Enade é explicar os aspectos operacionais da aplicação do exame aos representantes das IES. Em torno de 250 pessoas se inscreveram para cada dia de seminário – o primeiro aconteceu nesta terça-feira, 4, e o segundo na quarta-feira, 5. No evento são abordados temas como enquadramento dos cursos nas áreas que serão avaliadas, processo de inscrição dos participantes e o papel da avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, que esteve no segundo dia do evento, lembrou que o diálogo com as próprias instituições ajuda a aprimorar a qualidade e processo de avaliação da educação superior no Brasil. "O número de inscritos no Enem deste ano, por exemplo, chegou a 7,8 milhões. Temos uma demanda cada vez maior pelo ensino superior, mas ela deve ser acompanhada com qualidade e o Enade tem um papel importante nisso", destacou Costa.
Enade - Participarão do Enade em 2013 estudantes de cursos superiores em 16 áreas do conhecimento: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, zootecnia, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.
O exame é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, além das habilidades e competências para a atualização permanente e dos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e outras áreas do conhecimento.
Assessoria de Comunicação do Inep