Notícias
CINE BRASIL
Manifestação sobre classificação preliminar de curso é até 31/10
As instituições de educação superior têm até as 23h59 deste domingo, 31 de outubro, para se pronunciarem a respeito da classificação preliminar dos novos cursos conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). Essa fase se refere apenas aos cursos cadastrados no Sistema e-MEC antes de 1º de junho de 2020, cujos processos foram concluídos no período de 12 de maio a 3 de outubro de 2021. A manifestação deve ser registrada no ambiente de classificação Cine Brasil, Edição 2021/2 do sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Para se manifestar, os procuradores educacionais institucionais, junto aos coordenadores de cursos, devem acessar o Sistema Enade, selecionar o menu de Classificação de Curso Cine Brasil, selecionar a edição 2021/2 e registrar a manifestação quanto à classificação preliminar atribuída a seus cursos.
As classificações que não tiverem registros de manifestações serão consideradas válidas. Ao todo, são 202 instituições de educação superior e 335 cursos de graduação, sendo 110 tecnológicos, 178 de bacharelado e 47 de licenciatura.
A classificação dos novos cursos é baseada no conteúdo temático predominante do curso, identificado por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), das Diretrizes Curriculares, e do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Dessa forma, o rótulo indicado agrupa um conjunto de cursos com proposta de formação semelhante, considerando a diferença do grau acadêmico.
Materiais – O Inep disponibiliza, em seu portal, o passo a passo “Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos” e o “Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil”. Além disso, o instituto dispõe do e-mail classifica.curso@inep.gov.br para esclarecimento de dúvidas.
Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do País. Ela é utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do Cadastro e-MEC.
Acesse o passo a passo “Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos”
Veja o “Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais - Cine Brasil”