Notícias
CINE BRASIL
Classificação final de cursos já está disponível
A classificação dos cursos, inseridos no Cadastro e-MEC entre 26 de fevereiro e 31 de maio de 2021, foi realizada com base na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). O prazo para as manifestações das instituições ocorreu no período de 9 a 24 de julho de 2020.
A Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Manual da Cine Brasil, que apresenta a estrutura de organização e os procedimentos que orientam a classificação de cursos pelas instituições de educação superior. É recomendável que os representantes das instituições façam a leitura prévia do documento “Consulta à classificação dos cursos – Passo a passo”, que orienta o acesso à classificação dos cursos no Sistema Enade.
Cine Brasil – A classificação é uma adaptação do Inep sobre a International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (Isced), produzida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É publicada pelo instituto como Classificação Internacional Normalizada da Educação adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica, com adequações à realidade educacional brasileira.
A Cine Brasil compreende onze áreas gerais de formação que tomam como base as seguintes áreas de conhecimento: programas básicos; educação; artes e humanidades; ciências sociais, comunicação e informação; negócios, administração e direito; ciências naturais, matemática e estatística; computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC); engenharia, produção e construção; agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; saúde e bem-estar; e serviços.
Veja o passo a passo para manifestação sobre a classificação de novos cursos
Consulte o Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil
Assessoria de Comunicação Social do Inep