Notícias
CINE BRASIL
Cine Brasil é tema de live do Censo Superior
Em live do Censo da Educação Superior 2021, foram abordados os conceitos e procedimentos da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil). Crédito: Reprodução
A Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica do Brasil (Cine Brasil) foi o tema da sexta live do Censo da Educação Superior 2021, realizada nesta quinta-feira, 28 de abril. Durante o evento on-line, foi apresentado um panorama geral sobre a Cine Brasil, que abordou tanto a sua metodologia quanto a Portaria n.º 1.715/2019, que a instituiu. Também foram abordados temas como os cuidados com os projetos pedagógicos de cursos, para fins de análise da classificação, além das aplicações nas estatísticas (nacionais e internacionais), no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e na designação das comissões de Avaliação in loco. O fluxo de classificação no Cadastro e-MEC também foi detalhado.
De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, o encontro foi fundamental para “refletir, juntos aos recenseadores e procuradores institucionais, além dos coordenadores de cursos, sobre a metodologia da classificação, que permite o agrupamento de cursos de educação superior segundo a semelhança de conteúdo temático”, afirmou. “A inclusão desse tema no cronograma de eventos virtuais da educação superior foi um pedido pessoal meu, por entender a importância de tratarmos sobre a classificação de cursos diretamente com os envolvidos nesse processo”, disse Dupas, que chamou a atenção, ainda, para a importância da Cine Brasil, como “uma ferramenta fundamental na comparação dos dados dos cursos e na análise das estatísticas educacionais, tanto no cenário nacional quanto internacional”.
O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, comentou as diferentes aplicações e as utilidades da Cine Brasil. “Ela passa a ser uma referência de classificação internacional, permitindo a análise entre países, por exemplo. Se imaginarmos um país como o nosso, com mais de 40 mil cursos, o agrupamento a partir de similaridades torna-se uma exigência no tratamento estatístico das informações produzidas no âmbito de uma pesquisa como o Censo da Educação Superior”, analisou Moreno. “Então, a tabela passa a ter um uso prático no nosso cotidiano. O desafio, agora, é mantê-la atualizada, para que os cursos possam ser bem representados nessa classificação. Isso vai exigir uma estreita articulação entre as equipes do Inep, do Ministério da Educação (MEC) e as próprias instituições, para que esse trabalho possa ser desenvolvido ao longo dos próximos anos”, complementou.
Materiais de apoio – No portal do Inep, os recenseadores, procuradores institucionais e coordenadores de cursos podem encontrar materiais de apoio a respeito dos conceitos e dos procedimentos, como o Manual da Cine Brasil, a tabela com a estrutura dessa classificação, bem como todas as informações sobre a Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC).
Lives – As transmissões das lives de orientação tiveram início durante a coleta do Censo da Educação Superior 2020, com importância fundamental para a conclusão da pesquisa. Na edição de 2021, os encontros virtuais seguem sendo utilizados para otimizar os processos do levantamento estatístico. O evento desta quinta-feira (28) foi o sexto de uma série de encontros on-line com temas específicos, realizados para orientar os envolvidos na coleta dos dados. O Inep transmite as lives pelo canal da Autarquia no YouTube, no qual os interessados podem encontrar todos os encontros já realizados.
Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do País. Ela é utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do Cadastro e-MEC.
É baseada na International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (ISCED-F), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), composta por quatro níveis de classificação. A metodologia permite o agrupamento de cursos de educação superior segundo a semelhança de conteúdo temático, princípio básico do processo de classificação.
Aplicada a todas as instituições de educação superior do País que ofertam cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica, a Cine Brasil é elemento constituinte do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições da Educação Superior (Cadastro e-MEC), sendo utilizada como referência para a classificação oficial dos cursos no Censo da Educação Superior. Sua adoção permite a compilação, a análise das estatísticas educacionais e a comparação dos dados dos cursos no cenário nacional e internacional.
Acesse os materiais de apoio sobre a Cine Brasil
Saiba mais sobre a Cine Brasil