Notícias
CIBEC
Inep inaugura Núcleo do Sedap na UFMG
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) i naugurou, nesta sexta-feira, 2 de junho, o Núcleo do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse é o primeiro núcleo fora da sede do Instituto, em Brasília (DF). O Núcleo Sedap funcionará na biblioteca central da UFMG e possibilitará o acesso remoto às informações protegidas produzidas em avaliações, exames e censos educacionais do Inep.
A inauguração contou com a presença do presidente do Inep, Manuel Palacios; da diretora de Estudos Educacionais do Instituto, Maria Teresa Gonzaga Alves; do coordenador-geral de Disseminação de Informações; Augusto Marques de Castro Oliveira; da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida; do vice-reitor da universidade, Alessandro Fernandes Moreira; da diretora da biblioteca universitária, Kátia Lúcia Pacheco; e do ex-presidente do Inep e professor emérito da UFMG, José Francisco Soares.
Manuel Palacios ressaltou o trabalho do Instituto, por meio da Diretoria de Estudos e Pesquisas Educacionais (Dired) na divulgação dos dados educacionais. Para Palacios, o Sedap permite o acesso às informações de uma maneira alinhada aos interesses de pesquisa. “A inauguração do Núcleo Sedap permitirá que os pesquisadores da UFMG e de demais instituições de educação tenham acesso a dados importantes da educação brasileira. Por meio da ferramenta, eles poderão rastrear indicadores dos últimos 20 anos. Essas informações são essenciais para análise de políticas públicas”, destacou. Para ter acesso, não é necessário ter vínculo com a Instituição.
Para solicitar um Núcleo Sedap, as instituições devem seguir os seguintes critérios:
- Submeter solicitação, preenchendo Formulário de Solicitação de Credenciamento e enviando-o diretamente à Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep pelo e-mail dired@inep.gov.br;
- Indicar o representante legal da instituição e o responsável técnico pelo Núcleo Sedap;
- Criar e manter sua Sala Segura.
O Núcleo Sedap possibilita o acesso controlado e restrito às bases de dados protegidos, utilizando-se de um conjunto de protocolos e ferramentas que garantem processos seguros de utilização, preservam a integridade e a proteção dessas informações, além de reduzirem riscos de vazamento e uso dessas informações para outras finalidades. “Ter acesso a dados confiáveis para que possamos, de fato, contribuir para melhoria da nossa educação. E, isso, o Inep faz com muita competência. Então, para nós, ter o núcleo é uma enorme satisfação”, afirmou Sandra Goulart Almeida.
Portaria – Após a publicação da Portaria n.º 105/2022, o Inep instituiu os Núcleos Sedap, possibilitando acesso remoto às informações protegidas. A criação de núcleos do serviço permite o acesso, via convênio, às bases de dados protegidos pela Autarquia, no âmbito das universidades federais, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, como é o caso da UFMG.
Assessoria de Comunicação Social do Inep