Notícias
DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Inep inaugura novo núcleo do Sedap em SP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inaugurou, nesta terça-feira, 2 de julho, o terceiro Núcleo do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) fora da sede, situada em Brasília (DF). O novo núcleo funcionará na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
O Núcleo Sedap possibilita o acesso controlado e restrito às bases de dados protegidos do Inep, utilizando-se de um conjunto de protocolos e ferramentas que garantem processos seguros de utilização, preservam a integridade e a proteção dessas informações, além de reduzirem riscos de vazamento. Por meio da ferramenta, os pesquisadores poderão rastrear microdados dos últimos 20 anos.
A inauguração contou com a presença do presidente do Inep, Manuel Palacios; dos diretores de Estudos Educacionais do Instituto, Maria Teresa Gonzaga Alves; e de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Fernando Szimanski; e do coordenador-geral de Disseminação de Informações; Augusto Marques de Castro Oliveira. Para representar a universidade, estiveram presentes o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o pró-reitor, Paulo Alberto Nussenzveig; e a diretora da FEA, Maria Dolores Montoya Diaz.
Sedap – O serviço de acesso a dados é regido pela Portaria n.° 637, de 17 de julho de 2019, e atende a solicitações de acesso de pesquisadores às bases de dados produzidas pelo Inep, desde que tenham fins institucionais e científicos. O objetivo é viabilizar a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público, bem como a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e instituições, conforme a legislação vigente.
Assessoria de Comunicação Social do Inep