Notícias
DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Inep e UFPB oficializam acordo para núcleo do Sedap
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instituíram o primeiro Núcleo do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep da Região Nordeste. O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente do Instituto, Manuel Palacios, e pelo reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, no dia 13 de setembro. O ambiente está localizado no Espaço José Galbinski, na Biblioteca Central do Campus I, em João Pessoa.
A celebração do acordo permite a efetiva utilização, pelos pesquisadores, do ambiente, que foi entregue pela UFPB no início de agosto. Na ocasião, a solenidade de entrega contou com a presença do coordenador-geral de Disseminação de Informações do Inep, Augusto Marques, e dos chefes da Divisão de Infraestrutura Tecnológica e da Divisão de Acesso a Dados do Instituto, Emerson Vieira dos Santos e Marco César Pereira, respectivamente. Os representantes da Autarquia foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo Sedap UFPB, Jailson Ribeiro de Oliveira.
Núcleos — O Sedap permite o uso de bases de dados restritas do Inep, desde que tenham fins institucionais ou científicos. O serviço viabiliza a realização de estudos e garante o desenvolvimento de pesquisas de interesse público, com a devida manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e das instituições. A iniciativa dos núcleos possibilita o acesso a dados protegidos do Instituto, por meio de uma sala segura – ambiente implementado na instituição credenciada e ligado ao Sedap, na sede da Autarquia, em Brasília.
Sedap — Por meio do Sedap, é possível consultar informações em níveis elevados de desagregação, o que permite o desenvolvimento de estudos amplos e detalhados, considerando tendências, padrões e trajetórias educacionais que podem ser traçadas a partir de evidências apuradas pelo Inep. O Instituto disponibiliza bases de dados como as do Censo Escolar da Educação Básica e do Censo da Educação Superior: as duas principais pesquisas estatísticas do país sobre esses níveis educacionais.
Para além dos dados dos censos, os pesquisadores também podem acessar informações detalhadas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Assessoria de Comunicação Social do Inep com informações da UFPB