Notícias
CGDI
Ampliado o rol de instituições que podem ter núcleo do Sedap
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o rol de instituições que podem se credenciar para ter um núcleo de Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap). Com isso, as Universidades Federais e Estaduais; os Institutos Federais; os Centros Federais de Educação Tecnológica, além de instituições de ensino privadas poderão requerer o credenciamento.
- Os centros de pesquisas devem ter, pelo menos, cinco anos de atividade comprovada no desenvolvimento de cursos de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado.
O Sedap possibilita o uso de bases restritas do Inep, por parte de pesquisadores, desde que tenham fins institucionais ou científicos. O serviço viabiliza a realização de estudos, garantindo o desenvolvimento de pesquisas de interesse público e a manutenção do sigilo e da identidade dos indivíduos e das instituições. Nesse contexto, a iniciativa dos núcleos possibilita o acesso a dados protegidos do Instituto, por meio de uma sala segura — ambiente que deverá ser implementado na instituição credenciada e que estará ligado ao Sedap, que funciona na sede da Autarquia, em Brasília.
Credenciamento — As entidades interessadas no credenciamento devem entrar em contato com a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep pelo e-mail dired@inep.gov.br e assinar termo de cooperação técnica, conforme a Portaria n.º 312/2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira, 5 de julho.
- A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira instituição a aderir ao núcleo do Sedap. O presidente do Instituto, Manuel Palacios, esteve na inauguração do espaço, em junho.
Sedap — Por meio do Sedap, é possível consultar informações em níveis elevados de desagregação, o que permite o desenvolvimento de estudos amplos e detalhados, considerando tendências, padrões e trajetórias educacionais que podem ser traçadas a partir de evidências apuradas pelo Inep. O Instituto disponibiliza bases de dados como as do Censo Escolar da Educação Básica e do Censo da Educação Superior: as duas principais pesquisas estatísticas do País sobre esses níveis educacionais.
Para além dos dados dos censos, os pesquisadores também podem acessar informações detalhadas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Acesse a Portaria que institui os núcleos do Sedap
Saiba mais sobre o Sedap
Assessoria de Comunicação Social do Inep