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Políticas e Censo: uma relação de qualidade
O diretor de programas da Secretaria Executiva do MEC, Romeu Caputo, destacou hoje, 13/12, que o Censo da Educação Básica é o alicerce de todas as políticas públicas relacionadas à educação no país. No segundo dia do Encontro Nacional do Censo da Educação Básica, em Belém (PA), Caputo disse que "o Censo é o registro de nascimento do aluno para o sistema de ensino" e mostrou como o financiamento, a avaliação, a formação de professores e a gestão de ações do Ministério da Educação estão ligados ao correto preenchimento dos dados do Educacenso.
"A cada campo do Censo corresponde uma política", frisou o diretor, convidado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a discorrer sobre o tema "Políticas educacionais" à plateia constituída de coordenadores das secretarias estaduais e municipais de educação. Antes de 2007, quando o levantamento das escolas era apenas quantitativo, havia muitas falhas. Hoje, com informações nominais sobre professores, alunos, além dos recursos com que a instituição conta, tornou-se mais fácil planejar e executar programas para atender às necessidades regionais.
"A qualidade da informação determina uma melhoria na política. Um dos primeiros dados é sobre energia elétrica. Se a escola não tem luz, essa informação vai ser encaminhada ao Ministério das Minas e Energia, para que seja priorizada uma ação a esta escola", exemplificou. "O Censo é o chão que a gente pisa, o ar que a gente respira", resumiu Caputo. No próximo ano, o MEC vai fazer um aporte de R$ 1.400 para cada criança até quatro anos que esteja inscrita no Bolsa Família. "Isso só se transformará numa política eficiente e eficaz se contarmos com informações confiáveis. A boa informação é que vai fazer com que o MEC aperfeiçoe os seus programas."
Na parte da tarde de ontem foi apresentado um informe sobre a Pesquisa Talis, levantamento internacional sobre ensino e aprendizagem que é aplicado em 34 países. O Inep coordena a execução no Brasil, destinada a levantar dados sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores das séries 5ª a 8ª do ensino fundamental. Em 2012, 1.100 escolas de 656 municípios brasileiros responderam ao questionário, que será tabulado pela OCDE para compor um panorama mundial da educação.
O Encontro Nacional do Censo da Educação Básica acontece todos os anos e tem a finalidade de integrar e reforçar a parceria entre o Inep e as secretarias estaduais, responsáveis pela coleta de dados no sistema Educacenso. Em 2012, o Encontro está sendo realizado na capital paraense e termina amanhã, 14/12, com a discussão de propostas para o Censo de 2013.
Assessoria de Comunicação do Inep