Notícias
CENSO ESCOLAR
Pesquisa educacional sobre a pandemia vai até 18/4
Os gestores escolares têm até o dia 18 de abril para responder à pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, que integra o Censo Escolar da Educação Básica. Até esta quarta-feira, 23 de março, cerca de 67% das escolas de todo o Brasil já haviam respondido o questionário, disponível no Sistema Educacenso.
Esta é a segunda vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a pesquisa, com o objetivo de coletar informações a respeito dos impactos da pandemia nas escolas e redes de ensino durante o ano letivo de 2021.
Os estados com maior percentual de resposta ao questionário são Paraná, Roraima, Santa Catarina e Tocantins, com mais de 85% de declaração. As escolas das redes municipais representam 74% das respostas, seguidas pela rede estadual, com 64%, e federal, com 51%. O percentual da rede privada é de 49%.
A pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil” permite identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras diante da necessidade de aplicar medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus. A participação das escolas e redes de ensino na pesquisa é importante para permitir o levantamento de informações relevantes sobre o calendário escolar e as estratégias adotadas em todo o Brasil, assim como ocorreu com a aplicação da pesquisa no Censo Escolar 2020.
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, o Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
Conheça o questionário “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”
Acesse os materiais orientadores da Situação do Aluno 2021