Notícias
Notícias Censo Escolar
Palavra do Presidente: Presidente anuncia a realização do Censo Escolar
O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou ontem (segunda-feira) em seu programa semanal de rádio "Palavra do Presidente", a realização do Censo Escolar 99, que terá início hoje em todo o País. O Censo será feito em mais de 215 mil escolas públicas e privadas do ensino básico.
Segundo o presidente, com essas informações o Ministério da Educação planeja o ensino do próximo ano e distribui melhor os recursos para a educação.
A íntegra do pronunciamento:
"Amanhã, Dia Nacional do Censo Escolar, começamos o grande mutirão que vai levantar a situação do ensino básico no país. Quero a atenção de mais de 215 mil escolas públicas e privadas de educação básica. O Censo Escolar mostra ao governo e a todos os brasileiros como é que está o nosso ensino.
Só o Censo Escolar pode responder quantos alunos estão matriculados em cada turma, sua idade, o sexo dos alunos, as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono da escola. É através do Censo que o Governo verifica se a escola está instalada direito, se tem equipamento, se está enfim em boas condições de funcionamento.
Com base nessas informações, o Ministério da Educação planeja o ensino do próximo ano e calcula as verbas necessárias para que alcancemos a meta de colocar toda criança na escola.
O censo deste ano tem uma novidade. Vai identificar as escolas que já adotaram novas formas de ensino e os resultados da aceleração de aprendizagem. A aceleração foi uma invenção engenhosa de nossos professores para diminuir a repetência, já que o aluno faz mais de uma série por ano e pode recuperar o tempo perdido. Vamos expandir mais a aceleração para acabar de uma vez por todas com a repetência e a sua conseqüência mais grave que é a evasão escolar. Para isso precisamos do Censo.
O questionário do Censo Escolar, você sabe, deve ser respondido pelo diretor da escola ou pelo seu responsável. E se até o dia 7 de abril, a sua escola não receber o formulário com as perguntas, procure logo a Secretaria de Educação aí mesmo no seu estado. E lembre-se, é na Secretaria de Educação que você vai entregar o questionário respondido, até o dia 30 de abril.
O Censo Escolar existe há muito tempo no Brasil. Mas só passou a ter seus resultados avaliados e divulgados no mesmo ano a partir de 97. E desde então o ensino vem melhorando bastante. Com a radiografia da educação, a gente pode trabalhar com mais justiça, precisão e segurança. E foi examinando o Censo que nós decidimos implantar o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que teve efeitos tão positivos, melhorando o salário dos professores, principalmente nas zonas mais pobres do Brasil.
Conhecendo o número exato dos alunos matriculados, estamos fazendo uma divisão justa dos recursos da educação. Transferimos dinheiro direto para as escolas e já podemos garantir que assim, o recurso rende mais. Estamos melhorando a qualidade da merenda escolar e distribuindo o livro didático no tempo certo.
Meu caro professor, precisamos avançar ainda mais na educação. Temos muito o que fazer e eu sei, seu aluno sabe, que com você o Brasil pode contar".
Assessoria de Comunicação do Inep