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CENSO ESCOLAR
Inep realiza treinamento de convênios do Censo Escolar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, entre os dias 5 e 7 de novembro, em Teresina (PI), o IX Treinamento Nacional de Convênios do Censo Escolar 2023/2024. O evento reuniu coordenadores e técnicos envolvidos com os convênios da pesquisa dos 26 estados e do Distrito Federal.
A capacitação tinha como objetivo orientar os técnicos responsáveis pela execução e prestação de contas dos convênios firmados com o Inep no sistema Transferegov.br, além de apresentar as diretrizes para a formalização dos convênios do próximo biênio, 2025/2026.
O diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, destacou a importância da parceria entre o Inep e as unidades da Federação para a realização do Censo Escolar e a produção de estatísticas educacionais oficiais.
Durante o treinamento, os participantes receberam, ainda, instruções sobre os convênios do censo, que são essenciais para a realização da pesquisa estatística que consolida dados da educação básica no Brasil.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação (Seduc) do Piauí, Rodrigo Torres, superintendente de Gestão (Supex); Viviane Fernandes Faria, superintendente de Ensino (Supen); e Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior (Supes).
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Instituto. O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).