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CENSO ESCOLAR
Inep inicia Reunião Técnica do Censo Escolar 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta terça-feira, 10 de dezembro, a reunião técnica do Censo Escolar 2024, em Brasília (DF). O encontro acontece até a próxima quinta-feira, 12 de dezembro, na sede da Autarquia, em Brasília (DF), e reúne diversos participantes envolvidos na pesquisa estatística, incluindo a equipe responsável pelo Censo Escolar no Instituto, além de coordenadores estaduais e municipais.
Na ocasião, serão discutidos temas como a valorização dos professores da educação básica, com ênfase na formação, carreira, remuneração e nas condições de trabalho e saúde dos profissionais; a relevância dos dados do Censo Escolar para as avaliações do Inep; e o controle de qualidade dos dados da pesquisa estatística.
Para o diretor de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, a reunião técnica permite a troca de conhecimentos e experiências essenciais para o sucesso da pesquisa estatística. “Este trabalho só é possível graças à articulação e ao esforço conjunto de todos os envolvidos, desde os profissionais do Inep até os coordenadores estaduais e municipais. Vamos continuar discutindo esses temas atuais, fundamentais para o aprimoramento do Censo Escolar".
Durante os três dias de evento, também serão abordados o uso dos dados do Censo Escolar para o cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e dos indicadores do Valor Anual por Aluno da Rede Pública de Ensino (VAAR). Ambos são elementos essenciais para a formulação e implementação de políticas educacionais no Brasil.
“Queremos proporcionar um momento de aprendizado, onde todos os participantes possam discutir e aprimorar os processos que envolvem a coleta e análise dos dados”, ressaltou a coordenadora-geral da pesquisa estatística, Célia Gedeon.
A abertura do evento contou, ainda, com a participação de Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação do Inep; Márcia Uliana, coordenadora do Censo Escolar em Vitória (ES), representando as coordenações dos municípios capitais; José Maurício Teixeira da Silva, coordenador do Censo Escolar no Rio Grande do Sul, representando as coordenações estaduais; e Bianka Frechiani Sanches Lima, coordenadora do Censo Escolar no Distrito Federal.
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento estatístico abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
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Assessoria de Comunicação Social do Inep