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Inep divulga dados preliminares do Censo Escolar 2005 Educação Profissional - Nível Técnico N¿
Inep divulga dados preliminares do Censo Escolar 2005O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica nesta semana, por meio do Diário Oficial da União, o dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2005. Apesar de ainda não serem números consolidados, o Inep os está divulgando antecipadamente, como acontece todo ano, em atendimento à Lei nº 9.424, de 1996, cujo texto dá aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios um prazo de 30 dias para apresentarem recursos com vistas à retificação dos dados, caso seja necessário. O Censo Escolar é um importante levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional, realizado anualmente, e utilizado como base de informações para a transferência de recursos aos governos estaduais, municipais e para todos os programas do governo federal de apoio ao desenvolvimento da educação básica brasileira, tais como o Fundef, Livro Didático, Biblioteca Escola e Alimentação Escolar. Após esta primeira etapa de 30 dias para os Estados, o DF e os municípios brasileiros conferirem as estatísticas do Censo Escolar 2005 publicadas no DO, o Inep terá ainda mais 30 dias para avaliar as alterações sugeridas e só depois os dados definitivos receberão tratamento e análise. Bem mais do que uma aferição do número de matrículas, o Censo Escolar traz importantes informações a respeito das funções docentes no ensino básico, assim como dos estabelecimentos de ensino, das turmas, do rendimento, a movimentação escolar e do acesso ao transporte para as escolas. Em 2005, houve também, como novidade, a coleta de informações sobre raça e cor. Brasil tem mais de 55 milhões de alunos matriculados no Ensino Básico Segundo os dados preliminares do Censo Escolar 2005, há atualmente no Brasil 55.471.755 alunos e alunas matriculados nas 207.214 escolas do Ensino Básico. A Educação Infantil aumentou 4,35% em relação a 2004. No ensino fundamental a diminuição foi de 1,4%, com leve acréscimo na rede municipal e uma pequena diminuição na rede estadual. Já o ensino médio teve pouca variação nos últimos três anos, ficando este ano com 9.032.320 matrículas. No total, o número de matrículas em todo o Brasil diminuiu aproximadamente 1,3%. As razões desta variação estão sob análise da equipe do Inep, que deve divulgá-la brevemente (ver tabelas abaixo). A Educação Profissional, no entanto, teve um crescimento de 16,48% nos últimos dois anos e já conta com 705.628 estudantes. A Educação de Jovens e Adultos também está num crescente constante e tem mais de quatro milhões de alunos presenciais e quase um milhão de alunos em cursos semi-presenciais. Educação Básica – total
Educação Infantil - Total
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação Profissional - Nível Técnico Número de matrículas por dependência administrativa
Educação Jovens e Adultos – Presencial Número de matrículas por dependência administrativa
Participação nas respostas ao item Raça e Cor foi expressiva A edição de 2005 é a primeira em que o Censo Escolar da Educação Básica coletou informações sobre raça e cor. A participação dos alunos ao responderem este item do questionário foi bem expressiva, uma vez que 82% concordaram em declarar estes dados. Os números aferidos demonstram que 46,25% dos alunos são pardos, 41,43% brancos, 9,9% pretos, 1,55% amarelos e 0,87% indígenas. (ver tabela abaixo). A inclusão de um item novo no Censo costuma levar alguns anos para ser levado em conta e respondido pela maioria. Contudo, desta vez, já no primeiro ano, mais de três quartos dos alunos concordaram em responder, demonstrando o reconhecimento pela existência desta questão e criando condições para definir ações e políticas afirmativas e de promoção social. A inclusão desta informação no Censo Escolar resultou de uma demanda histórica de representações dos movimentos sociais no Brasil.Tabela por Raça/Cor Número de matrículas por nível de ensino
Assessoria de Imprensa do Inep |