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Inep disponibiliza o Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2011 e da Educação Superior 2010.
Os documentos mostram alguns aspectos relevantes sobre a questão educacional no Brasil, mas, sobretudo, procuram revelar informações que possibilitam os levantamentos estatísticos do Inep. O Resumo Técnico do Censo Escolar da Educação Básica 2011 tem por finalidade apresentar uma visão geral dos principais resultados do Censo, quanto a evolução das matrículas na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino médio, na educação de jovens e adultos, na educação especial e na educação profissional. O documento destaca a oferta da educação em tempo integral e o atendimento complementar, apresentando as atividades complementares com maiores demandas. A questão da infraestrutura disponível nas escolas é avaliada nas que oferecem o ensino fundamental e ensino médio na modalidade de ensino regular. As funções docentes da Educação Básica são apresentadas por grau de formação identificando, ainda, o quantitativo de professores em exercício na Educação Básica que estão matriculados em cursos superiores de graduação.
Já o Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2010 apresenta os principais resultados do Censo da Educação Superior com referência ao ano de 2010, e destaca, por meio de gráficos e tabelas, algumas tendências observadas ao longo dos últimos dez anos. O documento apresenta, inicialmente, um breve histórico e contextualização da coleta e dos resultados do Censo da Educação Superior. Em seguida, no capítulo Metodologia, são abordadas as principais mudanças metodológicas ocorridas em 2010 quanto à coleta das variáveis, aos indicadores e aos conceitos. Em seu último capítulo, intitulado Panorama da Educação Superior, são apresentadas análises dos resultados obtidos por meio de séries históricas e delineamento do perfil da educação superior no ano de 2010. Como anexo, são apresentadas tabelas com os resultados das principais variáveis coletadas, tais como, instituições, matriculas (presencial e à distância), ingressos, concluintes, funções docentes. As variáveis, quando pertinente, são desagregadas por categoria administrativa, organização acadêmica, modalidade de ensino, entre outras.
Assessoria de Imprensa Inep