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CENSO ESCOLAR
Entenda a importância do campo cor/raça na pesquisa
O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo é fundamental para compreender a realidade da educação brasileira. Por meio dele, são mensuradas informações como a quantidade de alunos matriculados em escolas públicas e privadas; a distribuição geográfica deles; o número de professores e a infraestrutura das escolas.
No entanto, para se ter uma visão completa da realidade educacional brasileira, é fundamental que os dados coletados também reflitam a diversidade étnico-racial da população. Alunos negros e indígenas, por exemplo, têm histórias e realidades diferentes das vividas por alunos brancos, e isso se reflete na trajetória escolar. Saber quantos alunos de cada grupo racial estão matriculados em cada escola e região do país é imprescindível para que seja possível compreender melhor as desigualdades e especificidades das diferentes populações.
O campo cor/raça é coletado pelo Censo Escolar nos formulários de Aluno, Profissional Escolar em Sala de Aula e Gestor Escolar, e as opções de preenchimento são as mesmas estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): branca, preta, parda, amarela, indígena. No entanto, além das opções citadas também é possível marcar a opção “não declarada”, o que dificulta a compreensão da realidade étnico-racial nas escolas brasileira.
O preenchimento desse campo é obrigatório. Por isso, é importante que a escola tenha essa informação nas fichas de matrícula para alunos, e nos registros funcionais de gestores e profissionais escolares.
- Em 2022, aproximadamente 27% das pessoas informadas no Censo Escolar não têm essa informação declarada.
Por isso, o Inep reforça a importância do preenchimento do campo para ampliar e melhorar a qualidade da informação declarada.
As informações coletadas pelo Censo Escolar são eminentemente estatísticas, ou seja, sua origem e finalidade se orientam para a produção de conhecimento quantitativo sobre as condições de oferta e atendimento no sistema educacional formal brasileiro, tendo caráter sigiloso.
Censo Escolar – A pesquisa estatística é coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal, bem como para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, assim como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
Assessoria de Comunicação Social do Inep