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Censo Escolar
DADOS DO CENSO ESCOLAR – Matrículas em tempo integral cresceram 17,8% no ensino médio de 2017 para 2018
Educação em tempo integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O desafio proposto é atingir ao menos 25% dos alunos de toda a educação básica. Programas como o “Mais Educação”, do Ministério da Educação (MEC), têm impulsionado a ampliação dessa oferta. Entretanto, os desafios para o atingimento da meta proposta ainda são expressivos. Dados do Censo Escolar 2018 revelam um crescimento de 17,8% nas matrículas em tempo integral do ensino médio, de 2017 para 2018. Na educação infantil e no ensino fundamental, entretanto, caíram as matrículas de estudantes que têm pelo menos sete horas diárias de atividades escolares (somando-se a duração da escolarização com a duração da atividade complementar). Os dados são do Censo Escolar 2018 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 31 de janeiro.
Educação Infantil – O percentual de matrículas em tempo integral da creche foi de 56,6% em 2018. Isso representa uma redução de 2,1 pontos percentuais em relação a 2014. Já na pré-escola, o percentual passou de 11,5%, em 2017, para 11,1%, em 2018. Avaliando a série histórica, percebe-se certa estabilidade nos últimos anos.
Gráfico – Percentual de matrículas em tempo integral na creche e na pré-escola – Brasil – 2014 a 2018
Fonte: Elaborado por Deed/Inep com base nos dados do Censo da Educação Básica
Ensino fundamental – Em 2018, 9,4% dos matriculados no ensino fundamental permaneceram sete horas diárias ou mais em atividades escolares. A proporção de matrículas de tempo integral é substancialmente menor na rede privada do que na rede pública, representando apenas 2,2% das matrículas.
Gráfico – Percentual de matrículas em tempo integral no ensino fundamental segundo a rede de ensino – Brasil – 2014 a 2018
Fonte: Elaborado pela Deed/Inep com base nos dados do Censo da Educação Básica
Ensino médio – Em 2018, 9,5% dos matriculados no ensino médio permaneceram sete horas diárias ou mais em atividades escolares, caracterizando-os como alunos de tempo integral. Em 2017, esse percentual era de 7,9%. A proporção de matrículas de tempo integral é maior na rede pública (10,3%) do que na rede privada (4%). Desde 2014, a proporção de matrículas da rede pública classificadas como de tempo integral aumentou 4,6 pontos percentuais. O percentual de alunos que passam pelo menos sete horas diárias na escola passou de 7,9%, em 2017, para 9,5% em 2018.
Gráfico – Proporção de matrículas de alunos em tempo integral no ensino médio por rede de ensino – Brasil – 2018
Fonte: Elaborado pela Deed/Inep com base nos dados do Censo da Educação Básica
Resultados – Todos os dados do Censo Escolar 2018 estão disponíveis no Portal do Inep, em diferentes formatos. As Notas Estatísticas resumem os principais resultados; enquanto as Sinopses Estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. O Resumo Técnico compõe o conjunto de instrumentos de divulgação dos resultados da pesquisa e, assim como os demais instrumentos, foi elaborado para fazer cumprir a finalidade institucional de disseminar as estatísticas, os indicadores e os resultados das avaliações, dos estudos, da documentação e dos demais produtos de seus sistemas de informação. Os Microdados permitem cruzamentos de variáveis diversas a partir de programas estatísticos. Também foram atualizados os Indicadores Educacionais da Educação Básica: Média de Alunos por Turma, Indicador de Adequação da Formação do Docente, Percentual de Funções Docentes com Curso Superior, Média de Horas-Aula Diária, Indicador de Complexidade de Gestão da Escola, Indicador de Esforço Docente, Indicador de Regularidade do Docente, Taxa de Distorção Idade-Série.
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional, jovens e adultos (EJA).
Assessoria de Comunicação Social