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CENSO ESCOLAR
Conheça o panorama da conectividade na educação básica
Se a conexão via internet banda larga é um recurso cada vez mais imprescindível nos tempos atuais, não é diferente na educação. O Censo Escolar 2021 revelou o panorama das escolas de educação básica brasileiras quando o assunto é internet de alta velocidade e o uso dela nos processos de ensino e aprendizagem. A primeira etapa da pesquisa estatística foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última segunda-feira, 31 de janeiro, e mostra um uma proporção maior de escolas melhor equipadas no ensino médio.
O levantamento tem uma relevância particular, considerando o contexto global da pandemia de covid-19, instaurado desde 2020. A crise sanitária acelerou a necessidade de elevar a infraestrutura tecnológica das escolas, tendo em vista situações como a suspensão de aulas presenciais e a demanda por estratégias remotas. Os dados do censo mostram que 81% das escolas estaduais de ensino médio possuem internet banda larga e 74% delas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem. Já na rede federal, 98,3% das escolas contam com esse recurso e 91,8% o aplicam nos processos escolares entre professores e alunos.
A rede municipal tem uma característica que deve ser ponderada quando se trata do ensino médio: reúne menos de 1% das 7,77 milhões de matrículas dessa etapa educacional. No entanto, os dados também constam na pesquisa e apontam para uma configuração de 77,7% das escolas com internet de alta velocidade. Ao todo, 66% delas utilizam o recurso no ensino e na aprendizagem. No caso da rede privada, 93,4% das escolas disponibilizam esse tipo de conexão e 84% fazem seu uso nas dinâmicas escolares. A pesquisa revela que o ensino médio, público e privado, possui uma estrutura maior em termos de conexão rápida e de qualidade, se comparado ao ensino fundamental. As disparidades entre as redes no 1º, no 2º e no 3º ano também são menores.
Ensino fundamental – Do 1º ao 9º ano, a disponibilidade e o uso da banda larga são menores, em relação ao ensino médio. Ao todo, 76,1% das escolas estaduais de ensino fundamental possuem esse tipo de conexão e 74,1% a utilizam para ensino e aprendizagem. A rede federal atingiu 100% de disponibilidade desse recurso — 89,4% das instituições federais o aplicam no dia a dia escolar. Já na rede municipal, 56,4% das escolas têm conexão de alta velocidade e 39,8% usam-na no ensino e aprendizagem. Entre as escolas privadas, 89,5% disponibilizam esse tipo de tecnologia e 70,6% o aplicam para fins pedagógicos.
Regiões – O Censo Escolar 2021 também traz informações sobre o acesso à internet banda larga, considerando a proporção de escolas por região do Brasil. No ensino médio, a disponibilidade da conexão está em patamares próximos quando se olha para o Centro-Oeste (85,6%), o Nordeste (87,6%), o Sudeste (88,7%) e o Sul (82,5%). O Norte tem uma oferta consideravelmente menor (62,7%). No caso do ensino fundamental, a internet de alta velocidade está disponível em 85,6% das escolas do Centro-Oeste. Esse recurso foi constatado em 83,4% e 78,9% das escolas das regiões Sudeste e Sul, respectivamente. Em seguida, estão Nordeste (59,6%) e Norte (34,8%).
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
Acesse os resultados da 1ª etapa do Censo Escolar 2021
Confira a apresentação sobre a 1ª etapa do Censo Escolar 2021
Confira a transmissão da live sobre a 1ª etapa do Censo Escolar 2021