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Censo indica aumento da aprovação escolar
Taxas de abandono e reprovação diminuem
Os resultados preliminares do Censo Escolar de 1988, divulgados ontem (7 de outubro) pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza, indicam que a taxa de aprovação vem crescendo, enquanto diminuem significativamente o abandono e a reprovação.
"Os indicadores mostram com clareza os acertos da política educacional. Desde o início do governo, este Ministério vem estimulando a melhoria da qualidade do ensino, combatendo a repetência e a evasão e mobilizando a sociedade, os governos estaduais e municipais para mudar o quadro da educação", disse o ministro.
A taxa de aprovação dos alunos do ensino fundamental (de 1ª a 8ª séries), que era de 73% em 1996, evoluiu para 77,5%, em 1997. Entre os alunos de 1ª a 4ª séries, a taxa cresceu de 73,3% para 76,7%, e entre os alunos de 5ª a 8ª séries, variou de 72,7% para 78,7%. No ensino médio, a taxa de aprovação subiu de 74,4% para 78,8%.
No mesmo período, a taxa de reprovação no ensino fundamental caiu de 14,1% para 11,4%. Para os alunos de 1ª a 4ª séries, diminuiu de 14,8% para 12,8%. A queda, porém, foi mais significativa para os alunos de 5ª a 8ª séries, regredindo de 13% para 9,4%. O índice de reprovados no ensino médio decresceu de 9,9% para 7,5%.
O aumento da aprovação e a queda da reprovação vêm acompanhados da redução do número de alunos que abandonam a escola. No ensino fundamental, a taxa de abandono caiu de 12,9% para 11,1%. Entre os alunos de 1ª a 4ª séries, a variação foi de 11,9% para 10,5%, e para os alunos de 5ª a 8ª séries, de 14,3% para 12%. A taxa de alunos afastados por abandono no ensino médio baixou de 15,7% para 13,7%.
São Paulo e Minas Gerais têm mais aprovados
São Paulo e Minas Gerais, pela ordem, são os estados que têm as maiores taxas de aprovação escolar no ensino fundamental. A taxa de aprovação dos alunos paulistas cresceu de 86,1% para 92,6%, de 1996 para 1997. Em Minas Gerais, subiu de 80% para 86,5%.
No ensino fundamental, São Paulo também possui os menores índices de reprovação e abandono escolar. Os índices de reprovação caíram de 8,8% para 4,5% e os de abandono escolar de 5,1% para 3%. Em Minas Gerais, os índices de reprovação foram reduzidos de 10,5% para 4,9% e os de abandono escolar de 9,5% para 8,5%.
O estado de São Paulo volta a se destacar quando se compara a eficiência do ensino médio. Sua taxa de aprovação evoluiu de 78,1% para 85,5%. A taxa de reprovados também ficou menor, registrando queda de 9% para 4,9%. O índice de abandono regrediu de 12,9% para 9,6%.
Cresce o número de concluintes
A melhoria da eficiência dos sistemas público e privado de ensino vem promovendo uma rápida expansão do número de alunos que concluem os níveis primário e secundário. O total de concluintes do ensino fundamental saltou de 1,9 milhão, em 1996, para 2,1 milhões, no ano passado, o que representa um acréscimo de 11,9%. Com relação ao ensino médio, o número de concluintes progrediu 14,3%, elevando-se de 1,1 milhão, em 1996, para 1,3 milhão, em 1997.
De acordo com o Censo Escolar, mais de 2,7 milhões de alunos estão em condições de concluir o primeiro grau este ano e 1,6 milhão poderão concluir o segundo grau.
Assessoria de Comunicação do Inep