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Censo da Educação Superior
Instituições apresentam boas práticas na pesquisa de 2021
Na manhã desta quinta-feira, 2 de março, seis instituições de educação superior apresentaram suas boas práticas no processo de preenchimento do Censo da Educação Superior 2021, durante a terceira live da pesquisa estatística de 2022. O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal do Inep no YouTube e contou com a participação de mais de 300 pessoas.
As seis instituições que tiveram suas narrativas selecionadas para serem apresentadas foram a Faculdade de Ensino Superior de Floriano (Faesf); a Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec Tatuí); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG); a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ao todo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 275 resumos de experiências positivas das instituições que participaram do Censo Superior 2021 e selecionou 15 para publicar no documento de boas práticas da pesquisa estatística. As instituições escolhidas foram apresentadas no VII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences), em novembro de 2022.
O objetivo do Inep com a divulgação das boas práticas é valorizar o trabalho dos recenseadores, auxiliares e representantes institucionais que contribuem para o preenchimento do Censo Superior, além de criar um espaço de compartilhamento dessas experiências, de modo a promover inspiração e divulgar novas práticas positivas para as instituições que participam da pesquisa estatística.
Publicação – O documento com as boas práticas do Censo Superior 2021 será publicado ainda este mês e contará com a narrativa das seis instituições que participaram da live desta quinta-feira (2) e de mais nove instituições: Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário São Camilo, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia, Faculdade de Medicina de Itajubá, Faculdade do Baixo Parnaíba, Fundação Universidade Federal do Pampa, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
A seleção dos relatos considerou os seguintes critérios: inovação, criatividade, eficiência e eficácia da prática adotada; capacidade de permitir a replicação da experiência para outras instituições; abrangência quanto às diferentes categorias administrativas e organizações acadêmicas das instituições de educação superior; e representação das diferentes regiões do Brasil.
Live – O último encontro virtual da série de quatro lives do Censo Superior 2022 ocorrerá na próxima quarta-feira, 8 de março, às 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. A transmissão será dedicada para a equipe técnica do censo responder as perguntas enviadas pelas instituições, referentes ao preenchimento da pesquisa estatística. Os questionamentos podem ser enviados até a próxima sexta-feira, 3 de março, por meio de formulário on-line disponibilizado aos usuários das instituições.
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
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