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CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inep realiza VIII Encontro do Censo da Educação Superior
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última quarta e quinta-feira, 25 e 26 de outubro, o VIII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences), na sede da Autarquia, em Brasília, e em transmissão pelo canal do Inep no Youtube. O evento reuniu os recenseadores institucionais e representantes das instituições que contribuíram para a coleta de dados do Censo da Educação Superior 2022.
Além de discutir as atividades do censo, o encontro possibilitou a interação entre as instituições de educação superior, que declaram anualmente seus dados para a pesquisa, com a equipe da Autarquia.
Na abertura do evento, o diretor de Estatísticas Educacionais (Deed) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, ressaltou que o encontro é um importante momento para refletir e planejar as ações para o futuro. “O que nos inspira hoje é o Plano Nacional de Educação, que encerra o período em 2024. Agora, vamos trabalhar e construir o próximo plano, sempre fundamentado em evidências, para formulação de políticas públicas para os próximos anos”, destacou Moreno. O novo PNE definirá metas e estratégias para o período de 2024 a 2034.
Os resultados do Censo Superior 2022 e as expectativas para a pesquisa de 2023 também foram abordados durante o evento. A coordenadora-Geral do Censo da Educação Superior, Katia Vaz, ressaltou que o momento é oportuno para promover o diálogo e a troca de experiências. “Nesses dois dias, além do censo, falamos também sobre a Cine Brasil, Enade, Avaliação in loco, entre outros processos da educação superior. Buscamos montar uma programação considerando as sugestões dos próprios recenseadores e considerando temas relevantes no ensino superior”.
Para a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), Helena Sampaio, os dados produzidos pelo Inep alargam o campo de pesquisa na área da educação superior. “Por meio deles, conseguimos identificar os desafios e traçar caminhos na formulação de políticas públicas”, concluiu.
Censo da Educação Superior – O objetivo da pesquisa estatística é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.