Notícias
Censo da Educação Superior
Inep realiza VII Encontro do Censo da Educação Superior
Objetivo do Ences é propiciar um ambiente de reflexão sobre as atividades do censo e possibilitar a interação entre as instituições de educação superior, que declaram seus dados para a pesquisa, com a equipe da Autarquia. Imagem: Acervo/ Inep.
Nesta terça-feira, 22 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o VII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences), na sede da Autarquia, em Brasília, e em transmissão pela plataforma Microsoft Teams. O evento reúne os recenseadores institucionais e representantes das instituições de educação superior que contribuíram para a coleta de dados do Censo da Educação Superior 2021.
O objetivo do Ences é propiciar um ambiente de reflexão sobre as atividades do censo, além de possibilitar a interação entre as instituições de educação superior, que declaram anualmente seus dados para a pesquisa, com a equipe da Autarquia.
O presidente do Inep substituto, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, participou da abertura do encontro e agradeceu aos profissionais e às instituições pela contribuição na pesquisa estatística. “Essa é a primeira vez que realizamos este evento após a pandemia, então esse é um momento importante para a gente”, destacou.
Moreno também pontuou a importância de aproximar as instituições de educação superior da equipe do Instituto. “Acreditamos que, para a realização de uma pesquisa da natureza que é o Censo da Educação Superior, é necessário esse contato com o pesquisador, para que vocês possam conhecer a equipe do Inep e todos os profissionais que lidam diariamente com a construção dessa pesquisa”, ressaltou.
A Coordenadora-Geral do Censo da Educação Superior da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), Katia Vaz, apresentou o cronograma do evento e destacou a satisfação em voltar a realizar o Ences, que ficou suspenso por dois anos, devido à pandemia causada pela covid-19. “É muito bom voltarmos a realizar o encontro, que proporciona essa aproximação da equipe do Inep com os envolvidos na construção do censo”, pontuou.
Katia também explicou que o formato do evento mudou, tendo em vista que, nas edições anteriores, era realizado em três dias presenciais, e na edição de 2022 passou a ser em apenas um dia e de forma híbrida (presencial e virtual).
Durante todo o dia, foram abordados no evento os resultados da avaliação do Censo da Educação Superior 2021 e suas estatísticas; as perspectivas para a pesquisa de 2022; além da divulgação das instituições de educação superior que tiveram os resumos das boas práticas de preenchimento do censo selecionados.
Homenagem — O encontro também contou com uma homenagem do Inep à servidora aposentada Laura Bernardes da Silva, que contribuiu por mais de 40 anos para o Censo da Educação Superior.
Laura se aposentou em 2020, mas, antes disso, contribuiu para a criação do Censo da Educação Superior, fazendo parte da equipe técnica do Ministério da Educação (MEC), quando o Inep ainda não era uma Autarquia. Também participou do processo de desenvolvimento e implementação do sistema de coleta da pesquisa estatística — o Censup —, além de várias outras ações que envolvem o censo.
Ao final, o presidente do Inep entregou uma placa de homenagem à servidora aposentada, falando do amor que ela transmitiu aos colegas por todos os anos de trabalho. “A gente devolve com essa mesma grandeza e energia. Parabéns por tudo, você é mesmo inspiradora”, concluiu.
Emocionada, Laura Bernardes da Silva agradeceu as várias homenagens que recebeu e pediu para continuar tendo contato com todos. “Amo todos vocês e essa equipe maravilhosa. Obrigada, pessoal, do fundo do meu coração”, encerrou.