Notícias
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Inep realiza encontro nacional do Censo da Educação Superior
Presidente do Inep, Manuel Palacios, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Marta Abramo, diretor de Estatísticas Educacionais (DEED/Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e diretora de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) do MEC, Ana Lúcia Pereira. Créditos: Henrique Barrios
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sediou o IX Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (IX ENCES), em Brasília (DF). O evento reuniu mais de 200 representantes de instituições de superior para discutir os desafios e perspectivas superior desse nível de ensino no Brasil.
Durante a abertura, o presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou a importância da colaboração entre instituições, o uso de tecnologias e análise de dados para promover uma educação superior mais acessível e de qualidade. “As informações produzidas por meio do trabalho desenvolvido por todos os recenseadores e auxiliares institucionais é a base do nosso censo. Com os dados coletados podemos compreender a realidade das instituições e promover ações que possam melhorar a qualidade do ensino superior em todo o país”.
A evolução e os desafios relacionados ao preenchimento da pesquisa estatística, assim como a avaliação do Censo da Educação Superior 2023, foram discutidos durante o encontro. Já os assuntos em consonância com o Ministério da Educação (MEC), foram abordadas as funcionalidades do Cadastro e-MEC e a emissão do diploma digital.
Dados do cadastro e-MEC são carregados para o sistema do Censo da Educação Superior, permitindo a geração de estatísticas e análises abrangentes sobre o cenário educacional no país. Para a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), Marta Abramo, os dados contribuem para a formulação de políticas públicas mais efetivas.
“A educação superior no Brasil tem passado por um processo significativo de expansão. Historicamente, o acesso à educação superior no Brasil estava concentrado, em sua maioria, nas regiões Sul e Sudeste. Agora estamos alcançando regiões mais remotas do país. Por isso, é fundamental o fortalecimento de políticas públicas, o investimento e a utilização de dados para embasar decisões”, destacou Abramo.
Uma das principais expectativas para o Censo Superior 2024 é a atualização da coleta de dados importantes, tais como os dados de vagas para programas de ações afirmativas e os dados de laboratórios. O evento também contou com oficinas temáticas que abordaram ferramentas e métodos para aprimorar a análise de dados do Censo, como a compreensão dos relatórios do Censo da Educação Superior, o uso do Power BI para a consulta e extração de dados visando facilitar a visualização e a interpretação das informações, e o CensoFix, software criado para auxiliar na correção e atualização de arquivos de migração.
Também estiveram presentes o diretor de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio,a Conselheira Maria Paula Dallari Bucci, do Conselho Nacional de Educação, a diretora de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Ana Lúcia Pereira, e o Diretor de Política Regulatória da Seres/MEC, Rafael Furtado
Guia prático – Na oportunidade, foi lançado o guia Relatos de Boas Práticas de Preenchimento do Censo Superior. A publicação reúne 10 relatos de boas práticas eficazes adotadas por instituições de educação superior no processo de preenchimento do censo.
Os resumos a bordam a declaração de dados via processo de migração, a organização e articulação nas instituições para o preenchimento do sistema do Censo, e a declaração dos dados de cor/raça de alunos e docentes. O material está disponível no portal do Inep.
Confira o Guia Relatos de Boas Práticas de Preenchimento do Censo Superior
Assessoria de Comunicação Social do Inep