Notícias
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Entenda os produtos de disseminação do Censo Superior
Os produtos de disseminação do Censo da Educação Superior 2019 estão disponíveis para consulta e podem ser acessados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento. Para além dos resultados da pesquisa, o Inep produz indicadores de fluxo, microdados, notas e sinopses estatísticas, assim como tabelas com os dados levantados. Todos os documentos são referentes à educação superior no Brasil.
As informações obtidas no censo subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de serem fundamentais para a elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor. Por meio da pesquisa, o Inep coleta dados sobre as instituições de educação superior, os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e também a respeito dos estudantes e dos professores vinculados aos cursos.
Indicadores de fluxo – Os indicadores de fluxo permitem, observando também as informações de edições anteriores, a análise da trajetória dos estudantes, desde o ingresso em determinado curso de graduação. Os índices são úteis principalmente para o monitoramento do sistema educacional, considerando o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes. Nesse sentido, os dados contribuem para a criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação superior e também ao aumento das taxas de permanência e conclusão dos estudantes em relação à graduação.
Microdados – Por meio dos microdados, é possível analisar as informações no menor nível de desagregação dos dados colhidos na pesquisa. Esse tipo de material possibilita análises mais aprofundadas, com o auxílio de programas específicos. As informações podem ser obtidas via download, em formato ASCII, e contêm inputs (canais de entrada) para leitura por meio dos softwares SAS e SPSS. Vale destacar que, para abrir os arquivos, que estão em formato de compressão específico (.zip), é necessário o uso de algum programa descompactador.
Notas estatísticas – As notas apresentam, sinteticamente, os principais resultados extraídos do Censo da Educação Superior. No caso da edição mais recente do levantamento, o documento destaca, sem a pretensão de ser conclusivo, as tendências verificadas ao longo dos últimos dez anos, ilustradas em gráficos e tabelas.
Sinopse estatística – O Inep produz a sinopse estatística da educação superior desde 1995. A publicação corresponde a um conjunto de tabelas organizadas por tema. Também é possível consultar as informações divididas por municípios. Os dados fazem referência a instituições, recursos humanos, cursos de graduação presenciais, processos seletivos, matrículas, concluintes, cursos de graduação a distância, cursos sequenciais (presenciais e a distância), além das instituições federais, com base nos resultados do Censo da Educação Superior.
Censo da Educação Superior – O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Apresentação | Censo da Educação Superior 2019
Microdados | Censo da Educação Superior 2019
Notas Estatísticas | Censo da Educação Superior 2019
Sinopse Estatística | Censo da Educação Superior 2019
Tabelas de Divulgação | Censo da Educação Superior 2019
Indicadores de Fluxo da Educação Superior
Assessoria de Comunicação Social do Inep