Notícias
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Docentes da educação superior estão mais qualificados
O Censo da Educação Superior 2020 revela que a participação de docentes com doutorado continua crescendo, tanto na rede pública quanto privada. No comparativo entre 2019 e 2020, a proporção de professores com doutorado nas universidades aumentou de 61,5% para 64,3%. De acordo com a pesquisa, a participação de doutores na rede pública cresceu 19 pontos percentuais nos últimos dez anos, enquanto, na rede privada, essa porcentagem dobrou no mesmo período, passando de 15,4%, em 2010, para 30,6%, em 2020.
Em um comparativo entre os tipos de curso de graduação, a licenciatura apresentou o maior percentual de docentes com doutorado (65,3%), enquanto os cursos de bacharelado e tecnológico registraram 56,6% e 35,4%, respectivamente.
Quanto aos professores com mestrado na rede pública, o percentual continua praticamente estável. Já na rede privada, é possível observar um aumento de 4,6 pontos percentuais também nos últimos dez anos. Em 2010, a quantidade de profissionais mestres na educação superior privada era 43,1% e, em 2020, chegou a 47,7%. Entre as organizações acadêmicas, as faculdades possuem o maior percentual de docentes que têm até a especialização.
Apesar de os cursos da Educação a Distância (EaD) terem um percentual menor de doutores (40,0%) em relação aos cursos presenciais (57,3%), eles possuem o menor percentual de docentes que têm até a especialização em sua formação (10,5%).
O aumento da qualificação dos docentes da educação superior cumpre uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa ampliar a quantidade de mestres e doutores do corpo docente em exercício no nível de ensino para 75%, sendo, no mínimo, 35% doutores.
Regime de trabalho – A educação superior registrou, em 2020, um total de 366.289 docentes em exercício no Brasil. Desses profissionais, 53,2% tinham vínculo com instituições de educação superior privada e 46,8%, com instituições públicas.
A pesquisa estatística também revelou que, nos últimos dez anos, houve um aumento de 40,8% na quantidade de profissionais que trabalham em tempo integral na rede pública. Já nas faculdades, 47,1% dos docentes trabalham em tempo parcial e, desses, 45,5% têm formação de mestre.
Entre 2019 e 2020, houve queda na quantidade de professores em tempo integral e parcial. No mesmo período, o número de docentes horistas aumentou tanto na rede pública quanto na privada. Nos Institutos Federais de Ciência, Educação e Tecnologia (IFs) e nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) os docentes em tempo integral representam mais de 96%. Já nas universidades, são mais de 72%, número superior aos dos centros universitários (26,3%) e das faculdades (19,1%).
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições deste nível educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Veja os resultados do Censo da Educação Superior 2020
Acesse os microdados do Censo da Educação Superior 2020
Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior
Assessoria de Comunicação Social do Inep