Notícias
CELPE-BRAS
Último dia de aplicação do Celpe-Bras 2020
Os resultados do exame serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) e no Sistema Celpe-Bras, em data a ser divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A certificação, com o respectivo nível de proficiência obtido, também será disponibilizada na plataforma por meio de certidão digital, validada por protocolo eletrônico.
Destinado a estrangeiros que querem comprovar proficiência em língua portuguesa, o exame trouxe algumas novidades nesta edição, como aumento de três para quatro dias destinados à aplicação; ampliação dos recursos de acessibilidade; inclusão do recurso “tempo adicional” para lactantes que precisarem amamentar durante a aplicação da prova e inclusão de tratamento pelo nome social.
COVID-19 – Devido à situação de pandemia e aos procedimentos de prevenção à disseminação da COVID-19, foram adotados pelos postos aplicadores o distanciamento social entre os participantes; a utilização de álcool em gel pelos participantes e colaboradores, durante a aplicação; e o uso de máscara para proteção no local de provas, caso a obrigatoriedade estivesse vigente na legislação.
Celpe-Bras – O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. É aplicado, semestralmente, no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, bem como outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização.
Assessoria de Comunicação Social do Inep