Notícias
CELPE-BRAS
Último dia (6) para recurso a atendimento no Celpe-Bras
Termina, nesta segunda-feira, 6 de março, o período em que os participantes do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023/1 podem interpor recursos ao resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social. Os interessados devem realizar o procedimento até as 23h59, pelo Sistema Celpe-Bras. No momento do recurso, o participante deverá anexar nova documentação que comprove a condição para solicitação dos atendimentos. Os resultados serão divulgados no dia 14 de março, também no sistema do exame.
Caso a solicitação de atendimento especializado for aceita, o participante terá direito ao tempo adicional de 60 minutos na parte escrita da prova. Em caso de reprovação da documentação, o participante terá os recursos de acessibilidade solicitados no momento da inscrição, com exceção do direito a tempo adicional.
O participante que solicitar tratamento pelo nome social e que tiver a documentação indeferida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será identificado no exame pelo nome civil. A primeira edição de 2023 do exame será aplicada nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos aplicadores localizados no Brasil e no exterior.
Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. Também é utilizado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no País.
O exame possui uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.
Confira o edital do Celpe-Bras 2023/1
Veja a lista de postos aplicadores
Assessoria de Comunicação Social do Inep