Notícias
CELPE-BRAS
Inscrições para o Celpe-Bras terminam sábado (6)
No próximo sábado, 6 de agosto, termina o período de inscrição do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2022. Os interessados podem se inscrever, pelo Sistema Celpe-Bras, até as 23h59. A aplicação do exame ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Brasil e no exterior.
Taxa – O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador, considerando que as instituições localizadas no Brasil cobrarão, no máximo, R$ 247,58; e os postos aplicadores do exterior — instituições privadas ou vinculadas ao Itamaraty — recolherão o equivalente a US$ 115 (cento e quinze dólares americanos). A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 9 de agosto, de acordo com as orientações estabelecidas pelo posto aplicador escolhido pelo participante para realização do exame.
Acessibilidade – No momento da inscrição, os participantes que precisam de atendimento especializado ou que desejam ser tratados pelo nome social durante o exame devem fazer a solicitação pelo Sistema Celpe-Bras, até 6 de agosto, com envio de documentação comprobatória.
São oferecidos recursos de acessibilidade para participantes que declaram, no momento da inscrição, as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
Celpe-Bras – O exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
O exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.