Notícias
Notícias
Inscrições para exame de proficiência serão encerradas nesta quarta-feira
As inscrições para o exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) terminam nesta quarta-feira, 1º, as 23h59 (horário de Brasília). Após essa etapa, os coordenadores dos postos aplicadores terão até o próximo dia 6 para homologar as inscrições por meio do sistema eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sem a homologação, as inscrições deixarão de ser confirmadas.
Para o registro, é necessário conferir a identificação do candidato, por meio do passaporte, carteira de identidade para estrangeiros ou documento de identificação oficial do país de residência. Também deve ser comprovado o pagamento da taxa de inscrição.
O responsável pelo posto aplicador deve manter contato com o Inep, no período de homologação, para comunicar os casos de atendimento em condições especiais de acessibilidade. A autarquia reserva-se o direito de exigir documentos que atestem a necessidade de suporte ao candidato.
As provas serão aplicadas de 19 a 21 de maio, em 23 postos credenciados no Brasil e em 61 no exterior — em 34 países.
A realização do Celpe-Bras é dividida em duas partes: prova escrita, com duração de três horas, a ser realizada em 19 de maio; e prova oral, de 20 minutos, entre os dias 19 e 21 de maio.
De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no intermediário. Entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior. Entre 3,51 e 4,25, no avançado. Entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não conseguirá a aprovação.
Para obtenção do certificado, o participante deve realizar as provas das duas partes do exame. A ausência em qualquer uma das provas acarretará eliminação automática, sem direito à restituição da taxa de inscrição.
Mais informações no Edital nº 2 do Celpe-Bras de 2015. A homologação deve ser feita na página do Celpe-Bras na internet.
Ruane Santos